Aspectos Organizacionais

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) aprovado pelo Conselho Universitário em 2004 orientou a implantação de mudanças na estrutura administrativa da UFSCar, especialmente em seus órgãos colegiados superiores. Tais mudanças foram pautadas na ideia de fortalecer esses colegiados e propiciar condições para o aperfeiçoamento dos processos de decisão na Instituição, envolvendo alternativas de estrutura que pudessem tornar o funcionamento da UFSCar mais eficaz e, ao mesmo tempo, coerente com a sua história e suas práticas de processos deliberativos democráticos e de valorização de políticas institucionais.

As mudanças decorrentes dessas decisões foram posteriormente consubstanciadas no novo Estatuto, aprovado em 2008, e no Regimento Geral, aprovado em 2011. Elas influenciaram não apenas a estrutura e o funcionamento dos órgãos colegiados superiores e intermediários, mas também a estrutura de base, incorporando aos conselhos dos Centros representantes das coordenações dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, junto aos chefes dos departamentos acadêmicos, que já integravam esses colegiados.

Considerando o crescimento da Universidade – especialmente a implantação do Campus Sorocaba e, mais recentemente, a criação do Campus Lagoa do Sino – e a experiência acumulada desde 2004 em relação ao funcionamento da estrutura, o processo de atualização do PDI iniciado em 2011, no que tange especificamente aos Aspectos Organizacionais, foi conduzido por um Grupo de Trabalho que teve como focos a revisão das diretrizes específicas de Organização e Gestão, que integram o conjunto de diretrizes apreciadas e aprovadas pelo Conselho Universitário ao longo de 2013; o desenvolvimento de estudos para avaliação dos órgãos colegiados superiores e intermediários e para a caracterização dos órgãos colegiados de base; e a proposição de uma estrutura organizacional multicampi.

Avaliação dos órgãos colegiados

Na pesquisa sobre os papéis e o funcionamento dos conselhos superiores e intermediários, foram consultados – com uso de um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado no período de dezembro de 2011 a abril de 2012 – os representantes nos seguintes órgãos: Conselho Universitário (ConsUni); Conselho de Administração (CoAd); Conselho de Graduação (CoG); Conselho de Pós-Graduação (CoPG); Conselho de Pesquisa (CoPq); Conselho de Extensão (CoEx); e conselhos dos centros de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET); Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Educação e Ciências Humanas (CECH); Ciências Agrárias (CCA) e Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). O estudo sobre os órgãos colegiados da base da estrutura organizacional seguiu a mesma metodologia, contemplando conselhos de departamentos, coordenações de cursos de graduação e comissões de pós-graduação. O detalhamento desses estudos está nos relatórios apresentados a seguir: 

  1. Avaliação dos órgãos colegiados intermediários e superiores (Confira aqui o Relatório e os Apêndices – Parte 1; Parte 2; Parte 3);
  2. Caracterização dos órgãos colegiados de base – conselhos departamentais, de coordenação de cursos de graduação e comissões de pós-graduação (Confira aqui o Relatório);

A síntese desses estudos foi apresentada ao ConsUni em Reunião Extraordinária realizada em dezembro de 2013, ocasião em que o Conselho deliberou pelo encaminhamento dos resultados apresentados aos conselhos superiores, intermediários e de base, para conhecimento e apreciação. Eventuais manifestações desses conselhos deverão ser compiladas e retornadas ao ConsUni para conhecimento.

Estrutura organizacional multicampi

O estudo sobre a estrutura organizacional multicampi foi conduzido em uma série de debates realizados nos campi Araras (em abril e novembro de 2012), Sorocaba (em setembro e dezembro de 2012) e São Carlos (outubro de 2012), que tiveram o objetivo de coletar questões, sugestões e propostas para o delineamento de uma estrutura organizacional geral para os campi fora de sede. A preparação dessas reuniões com representantes da comunidade universitária – gestores, docentes, técnico-administrativos e estudantes – envolveu o levantamento e compartilhamento de informações sobre as diretrizes relacionadas à estrutura organizacional propostas por meio do aplicativo utilizado para atualização do conjunto de diretrizes do PDI e, também, sobre estruturas adotadas em outras universidades. Além disso, o Grupo de Trabalho responsável pelos Aspectos Organizacionais no âmbito do processo de atualização do PDI formulou alguns desenhos alternativos de estrutura. Também foram realizadas reuniões com a equipe da Administração Superior da Universidade; os diretores dos Centros dos campi Araras e Sorocaba; os Conselhos do CCET e do CCBS; e a comunidade do CECH em geral, em reunião aberta a todos os interessados.

Os resultados de todas essas discussões foram apresentados ao ConsUni em Reunião Extraordinária realizada em 22 de novembro de 2013. O documento apresentado ao ConsUni naquela ocasião, que sistematizava as propostas e questões surgidas ao longo do processo, pode ser conferido aqui. Nele, dentre outros pontos, está apontado o consenso dos participantes em relação à diretriz de consolidação do perfil de universidade multicampi da UFSCar, em oposição à ideia de incubação de futuras universidades autônomas. Também é apresentado um modelo de organograma para campi fora de sede, que, dentre outras diretrizes, indica a existência de unidades organizacionais subordinadas diretamente às pró-reitorias e secretarias gerais, implantação nos campi Araras e Sorocaba e, posteriormente, Lagoa do Sino, foi iniciada a partir do término do processo de atualização do PDI.

Frente aos subsídios apresentados, o ConsUni deliberou pela criação da unidade organizacional “Diretoria de Campus”, deliberação esta consubstanciada na Resolução ConsUni nº 759. De acordo com ela, a implantação da Diretoria de Campus deve ocorrer na posse da nova gestão da Reitoria, em novembro de 2016, ou, por prerrogativa do Reitor, antes desse momento.