PDI 2013

Iniciado em abril de 2011, o processo de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar foi concluído no dia 22 de novembro de 2013, com a aprovação, pelo Conselho Universitário (ConsUni), da estrutura multicampi para a Universidade, elaborada a partir dos debates com a comunidade universitária realizada no âmbito dos Aspectos Organizacionais do processo de atualização. Antes, em reuniões iniciadas em outubro de 2012 e que aconteceram ao longo de todo o ano de 2013, foram aprovadas as Diretrizes Gerais, Diretrizes Específicas e Diretrizes para o Desenvolvimento Físico; o Zoneamento Ambiental Urbano e parâmetros urbanísticos para os campi São Carlos, Araras e Sorocaba. Além disso, no âmbito dos Aspectos Organizacionais, também foram objeto de apreciação relatórios da avaliação do funcionamento dos órgãos colegiados da Universidade.

Confira abaixo os documentos resultantes do processo de atualização do PDI. Informações detalhadas sobre os trabalhos em cada um dos aspectos podem ser conferidos nos tópicos Aspectos Acadêmicos, Aspectos Físico-Ambientais e Aspectos Organizacionais.

- Princípios, Diretrizes Gerais, Diretrizes Específicas e Diretrizes para o Desenvolvimento Físico

- Zoneamento Ambiental Urbano e parâmetros urbanísticos

- Estrutura Organizacional Multicampi

- Relatório do Grupo de Trabalho Aspectos Organizacionais – Avaliação dos Órgãos Colegiados Superiores e Intermediários (Relatório, Apêndices – Parte 1, Apêndices – Parte 2, Apêndices – Parte 3)

- Relatório do Grupo de Trabalho Aspectos Organizacionais – Caracterização dos Órgãos Colegiados de Base

Histórico

O processo de atualização do PDI foi desencadeado a partir da constatação de que, frente ao crescimento e às profundas transformações pelas quais passou a UFSCar nos últimos anos – especialmente a partir de 2009, com o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) –, parte das diretrizes aprovadas em 2004 estavam superadas e, também, havia temas ausentes ou pouco explorados no plano original. O trabalho de atualização, nos moldes do que foi realizado no primeiro processo de construção colaborativa do Plano, foi estruturado sobre três aspectos: Acadêmicos, Organizacionais e Físico-Ambientais.

Inicialmente, a comunidade universitária teve a oportunidade de se manifestar – individualmente ou em grupos organizados – por meio de aplicativo (disponível online) em que se indicava a intenção de manutenção, modificação ou exclusão das diretrizes constantes no PDI aprovado em 2004. Também era possível propor novas diretrizes por meio do mesmo aplicativo, que ficou disponível de maio a outubro de 2011.

Além disso, também para debate, reflexão e proposição de soluções relacionadas às Diretrizes Gerais e às Diretrizes Específicas do Plano, aconteceu em março de 2012 evento que contou com a presença de cerca de 130 pessoas, servidores docentes, técnicos e administrativos, juntamente com estudantes de graduação (dos cursos presenciais e a distância) e pós-graduação, indicados pelos Centros Acadêmicos e unidades administrativas para participação. Nessa ocasião, o trabalho foi realizado em grupos de trabalho com os seguintes temas: Processos de Avaliação; Política de Pesquisa; Ambiente Adequado; Artes, Cultura e Comunicação; Políticas de Equidade e Ações Afirmativas; Processos de formação; e Expansão do Ensino Superior público no Brasil.

Informações detalhadas sobre todo o processo de atualização do PDI podem ser conferidas neste site e eventuais dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail aecr@ufscar.br.