Evento reunirá 130 integrantes da comunidade universitária nos dias 1 e 2 de março

Nos dias 1 e 2 de março, a UFSCar realizará evento que integra a programação do processo de atualização de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está acontecendo desde o início de 2011. Na primeira etapa do processo de atualização, toda a comunidade universitária pôde enviar suas contribuições às Diretrizes Gerais, Diretrizes Específicas e Diretrizes para o Desenvolvimento Físico do Plano, construído com a participação de toda a comunidade universitária a partir de 2002 e aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUni) em 2004.
A partir das contribuições enviadas pela comunidade, foram identificados alguns temas que necessitam de aprofundamento, seja por estarem pouco contemplados no PDI original, por representarem os maiores desafios a serem enfrentados pela Universidade neste momento de sua história e/ou por se tratarem de questões controversas, que suscitam posicionamentos conflitantes na comunidade universitária. A reflexão sobre esses temas será o foco do evento programado para o início do próximo mês. O objetivo é reunir subsídios a serem encaminhados ao Conselho Universitário no momento de sua deliberação sobre a atualização do PDI – prevista para acontecer a partir de agosto deste ano –, juntamente com a síntese das manifestações da comunidade em relação às diretrizes do Plano.
O evento acontecerá em local externo à Universidade, em hotel equidistante dos três campi da UFSCar (a ser definido em breve, considerando processo licitatório em andamento). Participarão cerca de 130 integrantes da comunidade universitária, entre servidores docentes, técnico-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação. As indicações desses participantes serão feitas pelos Conselhos de Centro (docentes, técnico-administrativos e estudantes de pós-graduação); pelos conselhos de Graduação, Pós-Graduação e Assuntos Comunitários e Estudantis (estudantes de graduação e de pós-graduação); pela Secretaria de Educação a Distância (estudantes de graduação); e pela Administração Superior da Universidade (docentes e técnico-administrativos). Além disso, foi disponibilizada uma vaga para cada uma das entidades que representam as diferentes categorias que compõem a comunidade universitária (Diretório Central dos Estudantes, Associação de Pós-Graduandos, Associação dos Docentes da UFSCar e Sindicato dos Trabalhadores da UFSCar). O detalhamento dos procedimentos para indicação dos participantes está descrito neste site, no link Eventos. O princípio que norteia esses procedimentos é a busca por refletir, no evento, a diversidade que caracteriza a comunidade da UFSCar.
Além do evento, está acontecendo neste momento a segunda etapa de manifestações da comunidade universitária sobre as diretrizes do PDI aprovadas em 2004, também através do site. Até o final de março, a comunidade deverá apreciar a síntese das manifestações encaminhadas na primeira etapa. O resultado dessas contribuições, juntamente com a reflexão resultante dos eventos programados para acontecer no processo de atualização, será objeto de de apreciação do ConsUni durante o segundo semestre deste ano.
Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail pdi@ufscar.br.