Primeiro evento do processo de atualização do PDI acontece nos dias 1 e 2 de março

Nos dias 1 e 2 de março, a UFSCar realizará o primeiro evento inserido na programação do processo de atualização de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está acontecendo desde o início de 2011. Na primeira etapa do processo de atualização, toda a comunidade universitária pôde enviar suas contribuições às Diretrizes Gerais, Diretrizes Específicas e Diretrizes para o Desenvolvimento Físico do Plano, construído com a participação de toda a comunidade universitária a partir de 2002 e aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUni) em 2004.
A partir das contribuições enviadas pela comunidade, puderam ser identificados alguns temas que demandam um debate mais amplo e o aprofundamento das discussões a eles relacionadas, seja por estarem ausentes ou muito pouco contemplados na primeira edição do PDI, por gerarem posicionamentos muito distintos da comunidade e/ou por representarem os maiores desafios colocados à Universidade neste momento de sua história. Para permitir que esse debate seja feito, que a reflexão seja ampliada e aprofundada e, assim, que sejam gerados subsídios adicionais às decisões a serem tomadas pelo Conselho Universitário no segundo semestre deste ano em relação à atualização do PDI, será realizado agora evento que reunirá servidores docentes, técnico-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação.
O evento será realizado em hotel ainda a ser selecionado (por meio de processo licitatório em andamento), localizado em ponto equidistante dos campi São Carlos, Araras e Sorocaba, para o qual será disponibilizado transporte coletivo e no qual os participantes ficarão hospedados durante os dois dias do encontro. Considerando, concomitantemente, questões logísticas e metodológicas e a intenção de conseguir representação, no evento, da diversidade que caracteriza a comunidade da UFSCar, serão disponibilizadas 124 vagas para participação no encontro, sendo 60 para docentes, 30 para técnico-administrativos e 30 para estudantes, além de uma vaga para cada uma das entidades representativas das diferentes categorias (ADUFSCar, SinTUFSCar, DCE e APG).
Em relação às vagas docentes, 40 serão distribuídas entre os cinco Centros Acadêmicos da UFSCar, respeitando a participação de cada um desses Centros na composição da comunidade docente da Universidade. As 20 vagas docentes restantes serão reservadas a integrantes da Administração Superior (Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Secretários), aos Diretores de Centro e aos coordenadores dos grupos e subgrupos de trabalho do processo de atualização do PDI.
As indicações dos participantes docentes de cada Centro Acadêmico serão feitas pelos Conselhos de Centro, a partir de consulta aos departamentos. Para cada vaga disponibilizada, o Conselho deverá indicar três possíveis participantes e, posteriormente, a escolha definitiva será feita pela coordenação do evento, considerando critérios como diferentes trajetórias na UFSCar (tempo de serviço na Instituição), áreas do conhecimento, dentre outros, de modo a garantir a maior diversidade possível. A distribuição das vagas docentes entre os Centros está apresentada a seguir:

Centro Participação na comunidade total de docentes
Vagas titulares
Vagas suplentes
Número de indicações a serem feitas
CCBS 19,9% 8 8 24
 CCET  37,9%  15  15  45
 CECH  21,1%  8  8  24
 CCA  6,5%  3  3  10
 CCTS  14,6%  6  6  18

Deverão ser indicados ao menos dois docentes de cada um dos departamentos vinculados aos Centros. O prazo para que os Conselhos encaminhem as indicações é o dia 17 de fevereiro, data a partir da qual os organizadores entrarão em contato com os participantes selecionados para providências em relação à participação.
Já em relação aos servidores técnico-administrativos, as 30 vagas serão distribuídas entre os Centros Acadêmicos e a Administração Superior, conforme apresentado na tabela abaixo:

Centro Participação na comunidade total de TAs
Vagas titulares
Vagas suplentes
Número de indicações a serem feitas
CCBS 10,9% 3 3 9
 CCET  14,9%  4  4  12
 CECH  5,4%  2  2  6
 CCA  8,3%  3  3  9
 CCTS  10,2%  3  3  9
 Administração  50,3%  15  15  45

As indicações dos participantes técnico-administrativos de cada Centro também deverão ser feitas pelos Conselhos de Centro, neste caso sem necessidade de relação direta com o número de departamentos de cada Centro. No caso da Administração Superior, as indicações dos servidores técnico-administrativos estão a cargo da chefia de cada unidade.
A indicação dos estudantes de graduação será feita pelos conselhos de Graduação (CoG) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE), bem como pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD), também respeitando-se a participação de cada categoria na comunidade discente total da UFSCar, como apresentado na tabela abaixo:

Categoria Participação na comunidade total de estudantes
Estudantes de graduação
81,2% 24 (sendo 19 estudantes de cursos presenciais e 5 de cursos a distância)
Estudantes de pós-graduação
 18,8% 6

Em relação aos estudantes de pós-graduação, cinco das seis vagas disponíveis serão preenchidas por indicações dos Conselhos de Centro. A última vaga será ocupada por representante indicado pelo Conselho de Pós-Graduação (CoPG).
A relação final de participantes será divulgada neste site. Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos podem ser encaminhadas à coordenação do evento pelo e-mail pdi@ufscar.br ou por contato telefônico em (16) 3306-6566.