Contribuições da comunidade universitária ao processo de atualização do PDI serão agora apreciadas pelo Conselho Universitário

No último dia 31 de agosto, foi entregue ao Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar o documento contendo a síntese de todas as contribuições às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) produzidas durante o processo de atualização do Plano, iniciado em abril de 2011. O ConsUni fará a partir de agora a apreciação dessas diretrizes, para deliberação sobre a versão final do PDI, em cronograma que deverá ser estabelecido em reunião programada para o dia 5 de outubro.

- Confira aqui a versão das Diretrizes Gerais, Diretrizes Específicas e Diretrizes para o Desenvolvimento Físico a ser apreciada pelo ConsUni

Além do trabalho sobre as diretrizes, durante o processo de atualização do PDI foi realizada a avaliação do funcionamento dos órgãos colegiados da Universidade, que passaram por grandes transformações a partir da aprovação da primeira versão do Plano. Também está em construção uma proposta para a gestão multicampi da UFSCar (com debates em eventos realizados no campi Araras, Sorocaba e São Carlos, em abril, setembro e outubro deste ano, respectivamente).
Assim, além das diretrizes, o processo de atualização do PDI deverá ter como produtos também os resultados da avaliação dos órgãos colegiados; propostas para a estrutura organizacional multicampi da UFSCar; e o Zoneamento Ambiental-Urbano e planos diretores para os campi da Instituição. Uma minuta deste último documento está sendo preparada neste momento – também a partir das contribuições já enviadas pela comunidade e daquelas construídas nos grupos de trabalho e eventos realizados – e, ainda neste ano, deverá ser objeto de apreciação primeiro pela comunidade dos campi e, posteriormente, pelo ConsUni.
Informações detalhadas sobre todo o processo de atualização do PDI podem ser conferidas neste site e eventuais dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao e-mail pdi@ufscar.br.