Histórico

A proposta de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar – apresentada ao Conselho Universitário em março de 2002 pela então Administração Superior da Instituição – surgiu de uma demanda concreta, motivada pelo término do Plano Diretor elaborado em 1985, ou seja, pela constatação de que o conjunto de metas então estabelecidas havia sido atingido. Ao se iniciarem as discussões sobre qual processo adotar para a elaboração de um novo plano de desenvolvimento físico, identificou-se que o Plano Diretor configurava apenas uma parte do planejamento que se pretendia empreender, surgindo o desafio de, simultaneamente, apreender a diversidade que compõe a comunidade da UFSCar e identificar convergências para o desenvolvimento da Instituição.


A construção coletiva de um Plano de Desenvolvimento Institucional apresentou-se, então, como oportunidade de se mobilizar a capacidade com que a UFSCar contava – apoiada em uma significativa experiência acumulada com o emprego de metodologias e prática de planejamento e de gestão públicas – de formular um projeto inovador no cenário das instituições de Ensino Superior, gerando, além dos resultados concretos do processo, experiência e conhecimento em governo, planejamento e gestão.


O processo de construção do PDI foi estruturado sobre quatro aspectos – acadêmicos, organizacionais, físicos e ambientais –, que se constituíram em eixos das informações que se entrelaçam no cotidiano da Instituição e que ofereceram os focos de análise e decisão. Para cada aspecto foi constituído um grupo de trabalho com a responsabilidade de preparar os subsídios necessários à reflexão da comunidade, tais como informações, parâmetros e fundamentos teóricos, conhecimentos e experiências acumulados na Universidade e fora dela. Os grupos também visaram propor e conduzir discussões utilizando procedimentos favorecedores da construção coletiva – métodos, instrumentos e ferramentas que permitissem a captação e processamento de diferentes contribuições. Por fim, tiveram a responsabilidade de sistematizar as propostas recolhidas nas diferentes estratégias utilizadas.


A sistematização das contribuições decorrentes do debate sobre cada um dos aspectos e nos diversos momentos de interação entre eles buscou consolidar um raciocínio integrado em relação à Instituição. Juntas, as peças do quebra-cabeça – marca do processo empreendido naquele momento – formaram um quadro articulado do qual foram extraídos os princípios, diretrizes gerais e específicas para o desenvolvimento da Universidade, aprovados pelo ConsUni em abril de 2004.


Os resultados do processo, bem como o detalhamento de suas diferentes etapas podem ser conferidos aqui.